Uso do celular no trânsito, só com carro estacionado

É muito comum você olhar no trânsito e olhar alguns motoristas dirigindo pelas ruas, avenidas e rodovias fazendo o uso do celular no trânsito como se nada fosse acontecer, por ele fazer esse ato.

Uso do celular no trânsito só se for estacionado

Uso do celular no trânsito só se for estacionado

Leia este artigo até o final, pois além dos problema que pode haver no trânsito por tal atitude, também você vai saber que o seu bolso vai doer mais ainda a partir de agora, ou seja, houve aumento e há novos valores de multa no caso do uso do celular, tanto para falar quanto para simplesmente manusear.

Eu, Leandro Tadeu que escrevo esta matéria a qual você lê, sou corredor há anos, corro na rua e sei muito bem do perigo que esses motoristas imprudentes trazem para o próximo ao fazer o uso do aparelho dirigindo, diminuindo assim a segurança no trânsito, tanto para outros motoristas, pedestres e a si próprio.

Uso de celular no trânsito: perigo e leis

Atualmente as leis de trânsito permite o uso do celular para falar apenas por meio da utilização do viva voz, mas você nem pode por exemplo, pegar o telefone celular nem para olhar, muito menos digitar, pois oferece extremo perigo ao conduzir o veículo.

Estar ao volante e manusear o aparelho celular, pode ser tão prejudicial e perigoso quanto dirigir embriagado por aí. Como no início do texto, não somente a sua vida que está em risco, o infrator coloca em risco a vida de outras pessoas nas vias, pois os seus reflexos e reações se tornam muito mais lentas, aumentando em até 3 vezes o risco de causar um acidente no trânsito enquanto dirige.

Só uma olhada no celular no trânsito. Quanto metros você percorre?

Você sabia que se você dar apenas uma olhadela no seu smartphone para ver uma mensagem que chegou no whatsapp ou ver uma notificação da sua rede social preferida, você fica em média 4 segundos sem olhar para a via e se isso acontecer com você a 90 km/h é tempo suficiente para você percorrer um campo de futebol inteiro?

Olha que sacada interessante da Volkswagen nesse comercial no cinema. Você vai achar super interessante, vai por mim, rs 🙂

Ah, mas eu ando a 45 km/h quando falo no celular e dirijo… Então, você percorre meio campo de futebol no “escuro”.

Esse dado aí é da Associação Americana pelo Tráfego Seguro.

Leis de trânsito e o uso do celular no trânsito

Estou no trânsito, o farol/semáforo (como você preferir… e Brasil de mil palavras, rs) fechou. Posso consultar o meu celular? Mandar uma mensagem rápida?

Saiba, que quando o farol fecha você também não pode fazer o uso do celular no trânsito. Sim, isso é proibido! É comum ver gente parada no trânsito, o farol abre e o individuo fica ali parado, estático, recebendo várias buzinadas na orelha.

O uso do telefone celular no trânsito, mesmo que parado com o motor ligado, em qualquer situação é infração, ou seja, você terá que pagar uma multa para o Detran, pois o uso do aparelho de telefone, seja para simplesmente manuseá-lo ou usar para fazer uma ligação somente é permitido quando o carro está estacionado com motor desligado.

Novo valor de multa por falar no celular ou segurá-lo

As infrações pelo uso do celular ao volante, no trânsito, passou de grau médio para gravíssimo, além de consequentemente ter um novo valor.

O novo texto nas leis de trânsito sobre o uso do celular, agora diz que é infração segurar ou manusear o aparelho, ou seja, o uso do celular no trânsito mesmo que apenas segurá-lo é considerado infração, então esqueça ficar olhando whatsapp, torpedo SMS ou ainda ver rapidinho as redes sociais.

Antes a multa por falar no celular era de R$ 85,13 e agora passou a ser de R$ 293,47, uma alta de mais ou menos 245% e sua carteira de habilitação, a CNH, receberá 7 pontos aos invés dos 4 anteriores, por causa do uso do aparelho de telefone no trânsito.

O novo valor, pontos na carteira de habilitação CNH e regras por usar o celular ao volante, são baseadas em informações de 01/11/2016.

O que você achou? Comenta aí e compartilha, se você não estiver no trânsito  dirigindo é claro! Ah, se e você leu está matéria dirigindo… sem palavras 🙁

 

2 Comentários
  1. Quem já não cometeu um pecado, que atire a primeira pedra… esse vídeo da Volkswagen é impactante. É assustador ver o que os motoristas imprudentes fazem qdo estão fazendo uso do celular. Eu mesmo no passado já dei minhas olhadelas no celular, até eu sair ilesa de um acidente, com um motorista de ônibus usando o aparelho.. respirei, me acalmei, segui meu caminho, porém a lição foi internalizada… Sem celular ao volante por favor ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *