Semáforo Virtual na faixa de pedestre

Já pensou em aumentar a segurança no trânsito com um semáforo virtual na faixa de pedestre?

A ideia do semáforo virtual foi apresenta na Bienal Internacional de Design 2006 realizada na França. Trata-se de uma espécie de parede que projeta virtualmente por meio de laser algumas pessoas atravessando a rua na faixa de pedestre com o intuito de no futuro substituir os tradicionais semáforos ou farol como é chamado em alguns cantos do Brasil. O dono do projeto é o design coreano Hanyoung Lee.

[metaslider id=108]

O design coreano teve a ideia, pelo fato de que em seu país, a Coréia, os acidentes de trânsito estarem entre as principais causas de morte (não muito diferente de nosso país). Onde todo o ano aumenta consideravelmente o número de atropelamentos em lugares onde há inclusive faixa de pedestres. E na Coréia são comuns lugares onde há uma grande aglomeração de pessoas atravessando as ruas, para lá e para cá e os motoristas dizem que por causa dessa grande movimentação de pessoas, eles perdem a atenção e passam a terem dificuldades em prestar atenção ao semáforo. Segundo ele, com a “parede virtual de pedestres” o motorista perceberia melhor se o semáforo está ou não aberto.

Esse novo conceito de farol, certamente ajudará os motoristas a prestarem mais atenção nos pedestres e além de evitar que avancem sobre a faixa de pedestres quando o semáforo fechar, pois os mesmos perceberão com maior clareza os feixes de luz, imagens que são projetadas por meio de um conjunto de laser no chamado semáforo virtual.

Semáforo Virtual se tornará realidade?

Brilhantes luzes vermelhas sendo projetadas em frente ao campo de visão do motorista, podem não ser a melhor escolha em segurança pública nas vias de circulação de veículos e pedestres.

Já imaginou olhar para as ruas e avenidas de sua cidade e ver diversas paredes virtuais? Parecerá que estamos imersos dentro de um jogo de videogame.

A ideia é muito interessante. E é fato, que a paisagem urbana seria invadida excessivamente por imagens virtuais.

Por enquanto isso é apenas uma ideia, e vale lembrar que nem todos os projetos são transformados em realidade. Projetos interessantes como esta ideia do semáforo virtual ou parede virtual, muitas vezes são apenas utilizados como ponto de partida para outras ideias, e eventualmente, pode surgi algo no futuro que transformará a forma de como o mundo funciona.

Melhorar a segurança dos pedestres é uma causa nobre. E todas ideias pensadas nesse sentido são sempre bem vindas.

E você o que achou do semáforo virtual ou parede virtual com pedestres?

2 Comentários
  1. Para o conceito segurança, excelente, embora como disse, agride a paisagem com a imagem virtual, que na cidade de São Paulo seria proibida, ja que foi estabelecido a retirada de cartazes, outdoors, e tudo que desvie a atenção do motorista. Mas com certeza diminuiria o indice de atropelamentos no transito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *