Retrovisor, você ajusta corretamente seu espelho?

Eis a pergunta, você realmente sabe ajustar os espelhos retrovisores do seu carro?

O ajuste incorreto do retrovisor pode causar alguns acidentes, atingindo outros carros, motocicletas, bicicletas e até pedestres.

Antigamente, muitos carros tinham apenas dois retrovisores. Hoje, temos os três retrovisores sendo um interno e dois externos.

Dicas de como ajustar cada retrovisor do seu carro

O retrovisor interno deve ser ajustado para que você consiga visualizar totalmente o vidro traseiro. E aqui vem um detalhe, não devemos utilizar o retrovisor interno para realizar as mudanças de faixas.

Já cada retrovisor externo, deve abranger o maior ângulo possível ao redor do veículo. Os espelhos laterais ou externos devem ser ajustados para que o motorista visualize até aproximadamente 10% da lateral do seu próprio carro e o restante deve mostrar as faixas de rolagem, assim evitando ao máximo os chamados pontos cegos.

Retrovisor Lateral Ajustado

Retrovisor Lateral – com ampla visão das faixas de rolagem

Muitos motoristas ajustam os espelhos externos, a fim de enxergarem muito mais do que os 10% da lateral de seus veículos. Isto acontece devido alguns motoristas se sentirem mais seguros visualizando a lateral do seu próprio carro, mas ao ajustar o retrovisor lateral desta forma ele está perdendo a oportunidade de ter um campo de visão maior ao redor do veículo.

Sabemos que a mudança no posicionamento dos retrovisores podem trazer uma certa insegurança, não justificada, porém para a mudança não ser tão drástica, aconselhamos ir mudando a posição do retrovisor aos poucos, durante um certo período, para que se obtenha a confiança necessária e assim até que chegue aos 10% da visão da lateral do seu carro mesmo que se leve alguns dias até se acostumar.

Vale lembrar, que os aproximados 10% da visão da lataria não é obrigatório, porém ajuda muito a evitar pontos cegos.

Hoje em dia muitos carros estão saindo de fábrica com o chamado retrovisor lateral convexo, que são retrovisores que ampliam o campo de visão do motorista ao guiar o carro, porém apesar da vantagem, alertamos que estes tipos de retrovisores não mostram a posição real do veículo que você está se locomovendo ao seu lado ou atrás do seu carro.

Apesar de todas dicas citadas, lembramos que dependendo do carro que guiamos não conseguimos eliminar todos os pontos cegos por causa do desenho de cada carro. Por isso, alertamos que o motorista deve sempre ajustar o banco da melhor maneira possível para dirigir, guiar sempre na velocidade compatível da via, utilizando sempre os retrovisores para verificar a posição e movimentação de outros veículos e pedestres ao redor, além de estar sempre atento, respeitando o código de trânsito brasileiro e sinalizando em todas mudanças de faixas e conversões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *