Patente do carro elétrico será aberta pela Tesla

O CEO da Tesla Motors, Elon Musk, no blog da marca publicou uma matéria interessante, onde a empresa afirma que liberará a patente do carro elétrico para qualquer pessoa para que seja estimulada a inovação na área.

A abertura da patente do carro elétrico, ajudará o mercado

Atualmente o mercado de carros elétricos representa menos de um por cento das vendas das montadoras de carros e a Tesla Motors acredita que com a liberação da patente do carro elétrico será possível aquecer o mercado.

A empresa ainda diz que uso de patentes traz sérios problemas para a inovação e esse tipo de atitude apoia somente as grandes empresas, ficando de fora os pequenos inventores de novas tecnologias e produtos. A Tesla ainda garante, que quem usar a tecnologia agindo de “boa fé”, não sofrerá nenhum tipo de processo por patentes.

Segundo o CEO da Tesla Motors, a empresa foi criada para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para levar para frente a ideia do transporte sustentável. E mais, ele afirma que eles abrem o caminho para a criação de veículos elétricos, porém se ao mesmo tempo inibir esta evolução, eles estariam caminhando de uma maneira que seguiria de forma contrária ao objetivo da empresa.

A Tesla Motors abrirá a patente do carro elétrico para qualquer pessoa. Assim, qualquer pessoa ou empresa poderá desenvolver seu carro elétrico.

A Tesla Motors abrirá a patente do carro elétrico para qualquer pessoa. Assim, qualquer pessoa ou empresa poderá desenvolver seu carro elétrico.

A abertura da patente do carro elétrico, tornará o mercado do segmento mais competitivo e consequentemente ajudará no crescimento do número de venda de veículos elétricos.

Atualmente a produção mundial de veículos novos chegou ao patamar aproximado de 100 milhões de unidades por ano. E a Tesla afirma ser impossível construir carros elétricos na mesma proporção e a verdadeira concorrência da montadora, não seria a pequena parcela de carros híbridos construídos, mas sim a grande quantidade de carros movidos gasolina que saem das fábricas todos os dias no mundo inteiro.

O CEO da Tesla, cita o movimento do software livre, que são programas de computador que possuem o código fonte aberto, disponibilizado para qualquer pessoa que é livre para copiar, modificar e desenvolver novas aplicações a partir daquele modelo, como justificativa para liberar a patente da tecnologia do carro elétrico para qualquer pessoa. Assim, como já fazem empresas como o Google e Twitter que já liberaram algumas das suas patentes para que qualquer pessoa possa usufruir de suas tecnologias.

No futuro a medida da Tesla Motors, significará um grande apoio principalmente para pequenos inventores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *