Kadett Turim, conheça o carro especial do Copa do Mundo de 1990

O Kadett Turim foi uma série limitada que a GM do Brasil produziu alusiva a Copa do Mundo da Itália em 1990.

O Kadett Turim foi uma série limitada que a GM do Brasil produziu alusiva a Copa do Mundo da Itália em 1990.

Em ano de Copa do Mundo, as mais diversas marcas de carros resolvem lançar uma série especial de seus veículos em comemoração a competição. E em 1990 tínhamos a Copa do Mundo da Itália e não foi diferente, a GM lançou o Kadett Turim.

Um carro e uma série especial para Copa do Mundo, o Kadett Turim

Naquela Copa do Mundo de 1990, a seleção do Brasil ficou concentrada na cidade de Turim na Itália. E por isso, a Chevrolet batizou o novo Kadett de Turim. Porém, até hoje não se sabe se a escolha do nome Turim foi realmente por causa da sede da seleção ou se isso seria uma provocação a FIAT ou os dois casos ;). Pois, a FIAT em seu próprio nome faz referência a cidade de Turim, já que sigla FIAT significa Fábrica Italiana de Automóveis Turim.

Como era o Kadett Turim?

A série limitada do Kadett tinha um jeitão do Kadett GS, que era o top da linha na época e um preço próximo a versão SL/e.

Todos os Kadett Turim eram na cor cinza prateado, a parte do para-lama e abaixo do friso lateral era pintada na cor cinza fosco, esta última com a descrição Turim nas cores da bandeira da Itália, possuía aerofólio traseiro, bancos esportivos da Recaro com tecido diferenciado, rodas de liga-leve de alumínio usinadas e polidas, estas exclusivas da série, painel com conta-giros e relógio digital, além de faróis com temporizador, que desligavam automaticamente, após um certo tempo.

O Kadett Turim trazia os famosos bancos esportivos da Recaro da versão GS e a descrição Turim na lateral nas cores da bandeira da Itália.

O Kadett Turim trazia os famosos bancos esportivos da Recaro da versão GS e a descrição Turim na lateral nas cores da bandeira da Itália.

O veículo tinha um motor 1.8 que rendia 95cv, possuía quatro cilindros, com carburador de corpo duplo e movido à gasolina, freios a disco na parte dianteira e na traseira a tambor, pneus 165 SR13, direção mecânica e um câmbio de cinco marchas. Esta versão especial do Kadett era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4s e consumia combustível em uma média de 8km/l.

Curiosidades do Kadett e da versão Turim

Apesar de carros em versões especiais terem poucas unidades fabricadas e portanto serem menos conhecidas, esta versão da GM se tornou muito conhecida na época, pois durante a Copa da Itália, a Rede Globo criou o Bolão do Faustão, onde foram realizados os sorteios de 82 Kadett Turim durante as transmissões dos jogos.

Kadett GS inspirou a versão limitada do Kadett Turim.

Kadett GS inspirou a série limitada do Kadett Turim.

Na época, o Kadett foi o primeiro carro em série a ser produzido com os vidros traseiros e para-brisas colados, possuir suspensão regulável a ar, pneus 65 (Versão GS), motor a álcool injetado junto com o Monza 1991, o primeiro Chevrolet a utilizar computador de bordo e o check-control, além de ter o melhor coeficiente aerodinâmico da época.

Pelo fato da versão torna-se popular entre os consumidores, a Chevrolet resolveu estender as vendas das unidades até o ano seguinte. Hoje, é muito raro encontrar uma unidade do Kadett série limitada Turim trafegando pelas ruas do Brasil.

Veja o comercial de 1990 da versão especial do Kadett Turim:

Naquela Copa do Mundo, a seleção brasileira do técnico Lazaroni foi eliminada pela Argentina, nas oitavas de final. E a campeã do mundo foi a Alemanha Ocidental, que derrotou a Argentina na grande final.

Leia mais em nosso blog: Kadett vence Ferrari e Porsche em duelo!

>>> Quer comprar um Kadett? Tem GSI, GL, GLS, veja os preços em nosso site, acesse: Kadett à venda.

16 Comentários
  1. Tem um Kadett Turim na minha cidade, é diferente por ter uma cor não comum dá época. Mas ele está só o pó, se pegar em uma Blitz é multa por má conservação.

  2. Pingback: Kadett Clube MG: Encontro de Aniversário 9 anos | CarroMotors

  3. Pingback: Encontro de Carros Antigos Shopping Praça da Moça Fev 16 | CarroMotors

  4. Pingback: 1º Encontro de Carros Antigos Mané Garrincha | CarroMotors

  5. Pingback: Encontro do Kadett Clube MG em 29/11/2015 | CarroMotors

  6. Pingback: 1º Encontro do Club do Kadett/Ipanema no Extra Anchieta - 08/11/2015

  7. Pingback: 6º Encontro de Carros Antigos no Shopping Praça da Moça (1)CarroMotors

  8. Pingback: 5º Encontro de Carros Antigos no Shopping Praça da Moça - Parte 1/3 | CarroMotors

  9. Em 1990 um carro com uma tecnologia dessas…pena q os carros que aindam circulam estão destruidos, alguns colecionadores devem ter orgulho em possuir uma máquina dessas..eu gostaria 🙂

    • É verdade… Lembro que meu Pai comproi um 0k em 1991…
      Carro maravilhoso, por onde passava chamava a atenção.
      Acredito que se comparado aos dias atuais ele seria um Chevrolet Cruze. Pena que as poucas e raras unidades que encintramos estão bem maltratadas ou modificadas.

      • Fala Henrique… Belo carro seu vocês tiveram! Um grande carro, fora do seu tempo… O que ele tinha muito carros nem sonham em ter hoje em dia… O Turim com aqueles bancos esportivos da famosa Recaro, eram demais… Carro Top 😉

    • Sim Ivania… é uma pena que apesar de existirem ainda, pois são carros resistentes, muitas pessoas não tem o devido cuidado, por vários motivos e simplesmente destruíram os carros… 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *