Freio de mão, dicas de uso

O freio de mão como é conhecido popularmente também é chamado de freio de estacionamento. Bom, saber usar creio que você sabe, afinal quem tem carteira de motorista passou no teste para tirar habilitação, certo?

Mas, e usá-lo para que o mesmo tenha uma vida útil maior? Será que você sabe?

O freio de mão deve ser sempre acionado, principalmente nos momentos em que o carro vai ficar estacionado, em subidas ou descidas.

Geralmente o seu acionamento é realizado por meio de uma alavanca do freio de mão. Sendo o freio de mão formado internamente por um cabo de aço que quando é acionado (puxado) pelo motorista, é pressionada as lonas do freio traseiro contra as rodas e assim mantendo-as travadas evitando que o carro se desloque.

Freio de mão deve sempre estar funcionando da melhor forma para evitar acidentes

Freio de mão deve sempre estar funcionando da melhor forma para evitar acidentes

Como usar o freio de mão corretamente?

Vamos ao que interessa. Afinal, usá-lo é fácil. Saiba, que o freio de mão com o passar do tempo, assim como outras peças do seu veículo perdem a eficiência. E o seu mau uso provoca ainda a aceleração do processo de perda de eficiência do equipamento.

O freio de mão desregulado pode causar acidentes. Para preservar o correto funcionamento do freio de estacionamento é necessário tomar algumas medidas ao acioná-lo e realizar revisões periódicas com mecânicos.

Fique sempre atento para não andar com freio de mão puxado e também evite acioná-lo com o carro em movimento, pois o acionamento sem que o carro esteja completamente parado pode danificar os pneus e o próprio sistema do freio de estacionamento.

Como puxar o freio de mão corretamente? Deve-se puxá-lo de forma suave, a fim de evitar o estrangulamento do cabo do freio de mão que acontece quando o equipamento é puxado com muita força. Pois, o acionamento de forma brusca causa uma pressão excessiva, que além de prejudicar a sua eficiência provoca uma certa dificuldade no seu acionamento ou desacionamento ao longo do tempo.

Freio de mão - visão da parte interna do equipamento também chamado de freio de estacionamento

Freio de mão – visão da parte interna do equipamento também chamado de freio de estacionamento

O botão que a maioria dos freios de mão do mercado apresentam deve somente ser acionado quando o motorista for destravar o equipamento. Pois, puxar o freio de mão com o botão apertado pode causar o estrangulamento do cabo interno.

A manutenção do freio do mão

A maioria dos mecânicos sugerem que o freio da mão deve sofrer manutenção a cada 15 ou 20 mil quilômetros, a fim de manter o bom funcionamento do equipamento.

O motorista também deve ficar atento à luz do sistema de freio localizado no painel do carro. Caso a luz esteja acesa com o carro em movimento e o freio de estacionamento realmente não estiver puxado, o ideal é procurar imediatamente uma oficina mecânica, pois poderá haver algum tipo de anomalia no sistema de frenagem.

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