Carro autônomo do Google avança em testes

O Google divulgou em seu blog oficial os avanços que seu carro autônomo obteve em testes realizados na cidade de Mountain View, na Califórnia, Estados Unidos.

O modelo testado conforme vídeo mais abaixo conseguiu tomar várias decisões simultâneas quando circulava pelas vias da cidade de Mountain View. Mantendo a segurança de todos os outros motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres, além de identificar e desviar de todos obstáculos encontrados, como cones e outros veículos.

O carro autônomo do Google

O carro autônomo do Google que anda sem motorista em testes na cidade de Mountain View, Estados Unidos.

Carro autônomo do Google nas ruas de Montain View

No vídeo pode se observar que o carro identifica vários obstáculos na cidade conforme citado, além de perceber um ciclista que sinaliza com o braço que se deslocaria de um ponto da rua para outro ponto da mesma rua, além de respeitar uma série de outras sinalizações de trânsito, como faixas e pedestres que ali circulavam.

O carro autônomo, além de identificar as situações citadas foi ainda capaz em um trecho com obras devidamente sinalizadas onde era indicado um desvio, o veículo em movimento identificou a situação e deslocou-se de faixa para fazer todo o “novo trajeto”, conforme o solicitado pelas indicações e depois de percorrer o desvio, o carro autônomo retornou novamente ao seu trajeto.

Em um cruzamento muito movimentado, o veículo respeitou o semáforo fechado, parou no lugar correto, analisou tudo em sua volta, respeitou os pedestres que ali circulavam e vários ciclistas que passavam à sua direita antes de fazer a conversão com o semáforo já aberto.

O carro autônomo do Google está se saindo muito bem nos testes

O carro autônomo do Google já identifica com êxito pedestres, ciclistas, sinalizações entre outras coisas por onde percorre.

A evolução do carro autônomo

O diretor de projeto do carro autônomo do Google, Chris Urmson, afirma que situações em que o veículo enfrentou em testes há dois anos atrás em que havia os deixados perplexos na ocasião foram resolvidas e os novos testes são a prova da evolução ocorrida. E ainda segundo ele, ainda há muito para evoluir no desenvolvimento do carro autônomo, mas ele afirma que aquilo que em uma cidade é bem aleatório e caótico para os humanos para o software do computador do carro autônomo é bem mais previsível.

Uma das maiores preocupações das pessoas quanto a um carro autônomo fica por conta da questão da segurança. Porém, a tecnologia parece estar avançando, vamos aguardar por novidades do carro autônomo do Google que já conta com a marca de 1.1 milhão de quilômetros percorridos.

Veja o vídeo do carro autônomo do Google em testes:

E o lançamento do carro autônomo? Quando acontecerá?

Muitas montadoras estimam que o primeiro carro autônomo deverá começar a ser comercializado em 2020. Porém, o cofundador do Google, Sergey Brin, declarou em 2012 que o carro autônomo deverá estar disponível para os consumidores finais à partir de 2017.

E falando em segurança veja outras matérias interessantes sobre o tema:

Retrovisor de LCD da Nissan recebe prêmio
Semáforo Virtual na faixa de pedestre
Retrovisor, você ajusta corretamente o seu espelho?

Hum Comentário
  1. Pingback: De Volta para o Futuro: o que deu certo em 2015 + Bônus | CarroMotors

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *