Android Auto, o sistema operacional do Google para carros

Hoje dia 25/06/2014, em São Francisco na Califórnia aconteceu o Google I/O, evento do Google para desenvolvedores. E uma grande novidade foi apresentada, o sistema operacional Android finalmente chegará para os carros de rua. Conheça o Android Auto.

O sistema operacional do Google, o Android Auto estará em seu carro em breve

Tudo do Android do seu smartphone estará na tela multimídia do seu carro. Sim, até o Google Now estará presente facilitando a sua vida e interagirá com você.

E mais, além de poder navegar pela tela no painel do carro, você com um simples comando de voz, poderá dizer para onde você quer ir e o mapa será apresentado. Enviar mensagens para seus amigos e ouvir a sua coletânea de músicas favoritas fica tudo mais fácil com o Android Auto, do Google.

Sistema Operacional Android para carros. O Android Auto invadirá o seu veículo e conectará diversos dispositivos.

Sistema Operacional Android para carros. O Android Auto invadirá o seu veículo e conectará diversos dispositivos.

Com o Android Auto, você pode pedir para ele lembrar algo para você, como por exemplo, você pode dizer para o seu carro: “Lembre-me de acessar o CarroMotors quando eu chegar em casa. Tem uma matéria muito bacana lá.” ;). Ao gravar o lembrete, ele será sincronizado com o seu smartphone e você receberá o aviso mesmo que não esteja dentro do carro.

Quando chegar uma nova mensagem no seu celular, basta pedir para o Android Auto lê-la para você. E enquanto você dirige, você não pode pegar seu smartphone para digitar, então basta falar o que você quer responder e a mensagem será enviada em modo texto ao seu destinatário.

Quem está envolvido no projeto?

Em janeiro de 2014, o Google anunciou uma parceria com diversas marcas de carros, entre elas a Audi, Honda, Hyundai, Volkswagen e General Motors, além da empresa de tecnologia Nvidia. A união das empresas resultou no Open Automotive Alliance, projeto o qual, tem a missão de “acelerar a inovação com uma abordagem que ofereça abertura, personalização e escala.” Tal parceria, permite que dispositivos Android como smartphones e tablets se comuniquem com os mais diversos carros.

Android Auto, o sistema operacional do Google para carros.

Android Auto, o sistema operacional do Google para carros.

Quando chega o Android Auto?

Ao todo até o momento, segundo o Google, vinte e cinco empresas do ramo automobilístico aprovaram o projeto. Os primeiros carros com Android deverão sair até o final do ano e o Android Auto SDK, pacote para o desenvolvimento de aplicações para o sistema operacional Android para carros deverá sair em breve.

Confira o vídeo da apresentação do Android para carros:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *